O programa existe desde julho de 2019, e apesar de ter um uso simples, é bem eficiente. No entanto muita gente não conhece e é com o intuito de espalhar a palavra que estou escrevendo esse tutorial. Para que você possa usufruir das tecnologias do seu smartphone sem precisar ter que deixá-lo no modo avião 90% do tempo, ou então ter de bloquear número a número, o que dá um trabalhão.

O que é o Não me Perturbe da Anatel?

O serviço consiste em literalmente te cadastrar em uma lista onde empresas de telecomunicações não irão mais te perturbar. Até o momento as empresas inclusas no serviço são: Algar Telecom, Claro, Vivo, Tim, Sercomtel, Sky e Oi. Além disso, após a implementação do serviço, houve interesse de bancos que trabalham com produto consignado para entrarem no projeto e atualmente temos a seguinte lista: Agibank, Sicoob, Banco Alfa, C6Consig, Banco do Brasil, Caixa, Bradesco, BMG, Inter, Itaú e muitos outros. Vale um aviso aqui: a inclusão dos bancos consignados é uma adição considerável desde a criação do serviço, lá em 2019, e nada impede que mais empresas venham a fazer parte do mesmo. Ao fazer o cadastro, as empresas terão um prazo de até 30 dias para bloquearem os números e o descumprimento da medida acarretará em multa. Caso você seja um dos que sofram com as muitas ligações indesejadas e queira aprender como se cadastrar no Não me Perturbe, prossiga na leitura para conferir nosso tutorial completo de como fazer o cadastro no site.

Como fazer o cadastro e pedir bloqueio de ligações indesejadas

A primeira coisa a se fazer é entrar no site do Não Me Perturbe, onde teremos todas as informações de acesso ao login e cadastro. É importante comentar que o serviço não possui nenhum app para smartphones, não envia arquivos executáveis por e-mail e muito menos pede dados pessoais ou bancários. Caso seja do seu interesse, pode rolar a página do site para ver todos os detalhes sobre as empresas participantes, tirar dúvidas e ainda ler sobre o serviço. Feito isso, vamos dar início ao tutorial: Passo 1 – Na tela inicial do site, clique em “Quero me cadastrar” para iniciar o cadastro; Passo 2 – Na tela que aparecerá, insira seus dados, clique em “Li e concordo com os termos de uso”, faça o captcha de “não sou um robô” e em seguida em “Enviar”, como na imagem abaixo: Passo 2.1 – Após clicar em Enviar, se tudo ocorreu bem, um e-mail de verificação vai chegar para você no e-mail cadastrado. No seu -e-mail, abra a mensagem recebida e clique em validar e-mail; Passo 3 – Volte para o site do Não Me Perturbe e faça o login usando o e-mail e a senha cadastrados; Depois que fizer o cadastro e conseguir fazer o login no site, será possível enfim bloquear os números desejados e verificar o status dos mesmos, o que nos leva ao próximo passo; Passo 4 – Para cadastrar um novo bloqueio, é só clicar em “novo bloqueio” e aguardar a enorme lista que aparecerá; Passo 4.1 – Após clicar em “novo bloqueio”, uma nova página irá surgir para o cadastro e nela você poderá escolher as Prestadoras de Serviços de Telecomunicações e Instituições Financeiras que gostaria de bloquear as ligações de telemarketing. Caso você queira fazer como eu, clique em “todas abaixo” nos dois casos, complete o captcha e depois vá em “enviar”. Passo 4.2 – Depois de clicar em “Enviar”, um pop-up (janela que surge nos sites de repente) irá aparecer confirmando se você quer mesmo bloquear esses serviços nesse número; Passo 4.3 – E por fim, teremos uma última tela onde você vai precisar confirmar o código que foi enviado por SMS no celular cadastrado. Será um código de 6 dígitos e ao colocar o mesmo na tela de validação, em até 30 dias o serviço entrará em vigor. Depois de feito isso, o site te dará um comprovante que você poderá imprimir, mas se não for o caso você poderá sempre voltar em Não Me Perturbe, fazer o login e lá estarão todos os números que você efetuou o bloqueio e nele você poderá editar os serviços bloqueados, obter informações do comprovante, excluir um número e também abrir uma reclamação.

Existem outros sistemas de bloqueio de ligações de telemarketing?

Existem diversas formas de fazer isso atualmente graças a apps que já contam com um sistema de bloqueio de spam e também de reconhecimento dos números, entretanto uma ferramenta que vá no mesmo caminho do Não Me Perturbe temos apenas o NãoMeLigue do Procon. O NãoMeLigue usa um sistema de cadastro parecido com o serviço que fiz o tutorial, porém não é tão abrangente. A missão do mesmo é te tirar do alvo das ligações de telemarketing, mas é só isso. Você apenas cadastra o número lá e pronto. Não tem uma variedade de empresas e bancos que você pode escolher. Embora não seja tão elaborado, é uma opção a mais para você que quer se ver livre das ligações. É importante avisar, no entanto que o NãoMeLigue é algo exclusivo para o governo de São Paulo, então no caso de você ser de outros estados uma pesquisa terá de ser feita para verificar a disponibilidade em cada um deles. De acordo com a Anatel, boa parte das ligações indesejadas são feitas com o intuito de oferecerem serviços de telecomunicações. Isso está mudando graças a essas novas medidas que permitem uma maior transparência entre as pessoas e as empresas, fazendo com que você consiga escolher se deseja ou não receber ligações e ainda escolher de quem.

Veja também:

Eu espero que esse tutorial tenha te ajudado de alguma forma. Não esqueça de comentar e se acha que faltou alguma coisa, deixa aí embaixo também. Confira também nossos outros conteúdos e curiosidades, como por exemplo, o Procon ter multado a Apple por não fornecer carregador nos iPhones.

Como se cadastrar no N o Me Perturbe da Anatel - 86Como se cadastrar no N o Me Perturbe da Anatel - 15Como se cadastrar no N o Me Perturbe da Anatel - 75Como se cadastrar no N o Me Perturbe da Anatel - 94Como se cadastrar no N o Me Perturbe da Anatel - 71Como se cadastrar no N o Me Perturbe da Anatel - 4Como se cadastrar no N o Me Perturbe da Anatel - 80Como se cadastrar no N o Me Perturbe da Anatel - 91Como se cadastrar no N o Me Perturbe da Anatel - 74Como se cadastrar no N o Me Perturbe da Anatel - 95